Warning: include(..//funcoes.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/arcratin/public_html/site/index.php on line 87

Warning: include(..//funcoes.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/arcratin/public_html/site/index.php on line 87

Warning: include() [function.include]: Failed opening '..//funcoes.php' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php53/usr/share/pear:/opt/alt/php53/usr/share/php') in /home/arcratin/public_html/site/index.php on line 87
ARC - Tempo Para Um Novo Dinamismo
Tempo Para Um Novo Dinamismo

Tempo para um Novo Dinamismo


Vivemos numa época de constantes avanços tecnológicos e rápida integração global dos mercados, classes de ativos e sistemas económicos e políticos. Isso exige que os ratings de crédito, que facilitam a alocação eficiente do capital global, devem ser baseados em abordagens dinâmicas, adaptáveis e continuamente revistas. Metodologias inovadoras e governação robusta estão no centro da filosofia de rating da ARC Ratings.

 

Origens da ARC Ratings

Em 7 de Outubro de 2013, a Companhia Portuguesa de Rating, S.A., uma agência de rating europeia com 25 anos de experiência na avaliação de risco de crédito, foi legalmente transformada em ARC Ratings, S.A.. Como resultado dessa transformação, a ARC Ratings acrescentou o know-how e experiência de outras quatro agências de rating ao seu próprio, concentrando o know-how e experiência dessa parceria de cinco membros. Os quatro parceiros globais da ARC Ratings são:

  • CARE Ratings Ltd. - Índia;
  • Global Credit Rating Company Limited (GCR) - África;
  • Malaysian Rating Corporation Berhad (MARC) - Malásia; e
  • SR Rating – Prestação de Serviços, Ltda. – Brasil.

 

A ARC Ratings, S.A. está registada junto da European Securities and Markets Authority (ESMA).

Esta parceria global (O Nosso Arco de Parceiros) reúne décadas de experiência e conhecimento na área do rating em quatro continentes.




 

 

Com base no seu alcance global, conhecimento local e funcionamento em rede e consciente da necessidade de constante reinvenção, a ARC Ratings entra na corrida para optimizar a alocação do capital mundial, introduzindo abordagens e estratégias inovadoras, tais como:


Introdução de um Rating de Risco Sistémico

Como o capital se move entre mercados, classes de activos e localizações geográficas a velocidade cada vez maiores, há uma intensificação dos riscos de interconectividade, correlação, complexidade e concentração. Esses riscos podem levar a que eventos de risco locais que poderiam ter sido contidos no passado se espalhem globalmente e se transformem num choque sistémico. A ARC Ratings irá avaliar a probabilidade de um choque sistémico semestralmente e emitir um rating de risco sistémico (RRS) alto, médio ou baixo. O RRS irá permitir que os mercados de capitais revejam todo o universo de ratings de crédito dentro do contexto mais amplo de choques que podem tornar os ratings individuais mais ou menos susceptíveis ao impacto súbito de um evento sistémico.


Introdução de um Limite de Estabilidade Finaceira

Dado o crescente papel das instituições financeiras, o comumente utilizado limite soberano será substituído por um limite de estabilidade financeira. Para esse efeito, a ARC Ratings irá atribuir ratings de estabilidade financeira para cada jurisdição em que atribua ratings individuais. Isto permite maior estabilidade nos ratings de todos os emitentes, tais como sociedades financeiras e não financeiras, soberanos e instrumentos estruturados, porque a instabilidade financeira que poderá ter impacto sobre sua própria capacidade creditícia no futuro terá sido incorporada no rating inicial através da introdução deste limite.

 

Reconstituição da Tabela de Notações

A ARC Ratings adopta uma tabela de notações internacional que, em vez de agrupar os ratings em duas categorias ("grau de investimento" e "grau especulativo"), como é prática comum, agrupa-os em quatro categorias. Estas categorias são "baixo risco", "risco moderado", "alto risco" e "incumprimento iminente ou verificado". Os ratings são opiniões e os investidores, tal como os emitentes, tirarão maior benefício da definição do risco específico de uma emissão do que da sugestão de que esse rating confere à respectiva emissão uma qualidade de "grau de investimento". Investidores diferentes têm diferentes apetites por risco e a abordagem da ARC Ratings ajuda-os a avaliarem por si próprios o risco e a recompensa de cada uma das emissões, bem como da sua carteira de investimentos completa ao tomarem as suas decisões de investimento.

 

Emitentes de Média Dimensão

Em muitos mercados as empresas de média dimensão têm um acesso mais limitado a rating internacional. Há muitas razões para isso, entre elas: os custos do rating e, às vezes, a falta de conhecimento local dos incumbentes para compreender este, por vezes mais complexo, segmento de mercado. Os parceiros da ARC Ratings têm uma vasta experiência na atribuição de ratings nacionais a empresas financeiras e não financeiras de média dimensão e a ARC Ratings irá alavancar  este conhecimento e experiência locais para expandir o acesso de empresas de média dimensão ao rating internacional. Isto irá aumentar o acesso ao mercado de capitais destas empresas e, em última análise, melhorar a eficiência da alocação global de capital.

 

Painéis de Rating Multi-perspectivos

Através da presença de analistas seniores dos parceiros da ARC Ratings nos seus painéis de rating, a ARC Ratings garante a multi-perspectiva na atribuição dos ratings.

 

Rede de Conhecimento

A ARC Ratings formou uma Rede de Conhecimento com representantes seniores dos departamentos de rating da ARC Ratings e dos seus parceiros que, regularmente, irá desenvolver e implementar as melhores práticas no que se refere às metodologias de rating da ARC Ratings e produzir e partilhar análises relevantes para ARC Ratings.

 

Para mais detalhes, por favor, siga estes links para o Documento de Posicionamento e para as metodologias de rating da ARC Ratings.

 



Metodologias da ARC Ratings